Saber profissional docente: autoridade ao espelho da autonomia na escola contemporânea

Autores

  • Telma Lima Cortizo Universidade do Estado da Bahia-Doutoranda
  • Elisabete Soares Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.11346

Resumo

Este artigo objetiva analisar o saber profissional docente tendo como referente a autoridade interrogada ao espelho da autonomia. Nesse meandro, em que entra em curso a liquidez (Bauman, 2001), a crise da educação (Arendt, 2011) e o processo de dessimbolização geracional (Dufour, 2005), problematiza-se: Como tem sido constituído o saber profissional dos professores? Quais são os referentes da autoridade e da autonomia que atravessam o agir docente? Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como dispositivos de coleta de dados as observações e a entrevista com três professores de uma escola pública. Os professores desejam a autoridade docente, mas acabam por experimentar a cedência à autoridade possível que se vive na escola. Conclui-se, então, que a dimensão política tem vindo a fragilizar-se nos discursos sobre autonomia e autoridade docente e, consequentemente, nas questões de desenvolvimento do saber profissional.

Palavras-chave: saber profissional docente, autoridade, autonomia.

Biografia do Autor

Telma Lima Cortizo, Universidade do Estado da Bahia-Doutoranda

Mestre em Educação e Contemporaneidade. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduuanção de educação e Contemporaneidade. PPPGEduC/UNEB. Doutorando Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da educação pela Universidade do Porto. Professora da Faculdade Visconde de Cairu. Coordenadora da Rede Municipal de ensino. Bolsista da CAPES – Brasil. Pesquisadora do Grupo Geppe-rs(Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representações Sociais, certificado pelo CNPQ. Email: telmalcortizo@uol.com.br

Elisabete Soares Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Pós-graduada em Organizações e Administração Educacional (IE-UM). Diretora Adjunta do Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) da FPCE-UP financiado pela FCT. Membro do Conselho Científico do PDCE desde 2011. Prémio SPCE/Porto Editora 2011. Coordenadora Nacional e membro cooperante das Redes (European NetworK) EPNoSL: European Policy Network on School Leadership (2012-2015) e SIRIUS (Migrations Populations): European Policy Network on the education of children and young people with a migrant background (2011-2014). Funded by European Commission - Lifelong Learning Programme. Email: elisabete@fpce.up.pt

Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Psicanalista. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representação Social - Geppe-rs - certificado pelo CNPQ, que abriga duas linhas de pesquisa: Psicanálise e Educação e Educação e Representação Social. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Representações Sociais em Educação da PUC/SP, vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social - CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas - FCC. Membro da Associação de Psicanálise da Bahia. Email:Ornellas1@terra.com.br

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos