As histórias de vida na formação de educadores de adultos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.7778Resumo
Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/ formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezenove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.
Palavras-chave: formação de educadores de adultos, educação de adultos, histórias de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.