Ensino Religioso nas escolas e as suas representações
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6618Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar a visão de professores sobre o Ensino Religioso e acessar os saberes docentes sobre essa disciplina. Participaram da pesquisa 53 professores do ensino fundamental de seis escolas municipais de Santos-SP. O estudo apoiou-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia é composta por três instrumentos: o teste de associação livre de palavras, o desenho, com título e justificativa, e um questionário projetivo. Os dados da associação livre de palavras foram analisados por meio do software EVOC, segundo os estudos de Vergès. Os dados do desenho e do questionário foram tratados pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que, possivelmente, as representações se ancoram na ideia de catequese e na história desse ensino no Brasil. Foi possível observar também mudanças nas representações de Ensino Religioso na escola pública. Elementos como área de conhecimento e função social foram agregados à representação provavelmente devido às políticas públicas, legislações e debates sobre o tema.
Palavras-chave: Ensino Religioso, políticas educacionais, representações sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.