Ensino Religioso nas escolas e as suas representações

Autores

  • Terezinha Souza Pacheco
  • Ariane Franco Lopes da Silva Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6618

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar a visão de professores sobre o Ensino Religioso e acessar os saberes docentes sobre essa disciplina. Participaram da pesquisa 53 professores do ensino fundamental de seis escolas municipais de Santos-SP. O estudo apoiou-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia é composta por três instrumentos: o teste de associação livre de palavras, o desenho, com título e justificativa, e um questionário projetivo. Os dados da associação livre de palavras foram analisados por meio do software EVOC, segundo os estudos de Vergès. Os dados do desenho e do questionário foram tratados pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que, possivelmente, as representações se ancoram na ideia de catequese e na história desse ensino no Brasil. Foi possível observar também mudanças nas representações de Ensino Religioso na escola pública. Elementos como área de conhecimento e função social foram agregados à representação provavelmente devido às políticas públicas, legislações e debates sobre o tema.

Palavras-chave: Ensino Religioso, políticas educacionais, representações sociais.

Biografia do Autor

Ariane Franco Lopes da Silva, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade de Cambridge, Pós-Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora associada ao CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade - Educação), sediado pela Fundação Carlos Chagas. Realiza estágio de Pós-Doutorado (bolsista da CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2015-06-13