A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.7909Resumo
O presente artigo discute a formação inicial de professores de Química a partir da construção de Situações de Estudo em que foram considerados alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Como instrumento de reflexão, utilizamos as narrativas elaboradas por licenciandos participantes, há pelo menos dois anos, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química, de uma universidade pública localizada no Sul da Bahia, Brasil. Consideramos para a análise e discussão dos achados da pesquisa autores que apontam as narrativas como constituidoras dos sujeitos em formação e também a importância dos coletivos de pesquisa na apreensão da constituição docente. As narrativas, consideradas o corpus do estudo, foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e apontam o ambiente escolar como local de construção de uma atitude investigativa e a importância do trabalho coletivo na constituição do futuro professor e durante a formação inicial. Esta última é vista com algumas lacunas pelos licenciandos, até mesmo devido à fragmentação na formação ao longo do curso. No entanto, o Programa nos possibilita pensar em alternativas para a formação de professores e a oportunidade de se (re)pensar aspectos dos cursos de licenciatura descritos há anos na literatura e que contribuem para novas possibilidades de interação entre a universidade e a escola.
Palavras-chave: formação de professores de Química, educar pela pesquisa, Pibid.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.