A Educação Especial nos cursos de Pedagogia: considerações sobre a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.1752Resumo
O objetivo deste ensaio teórico consiste em discutir qual foi, qual é e qual poderia ser o espaço reservado à Educação Especial nos cursos de formação de professores, em particular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, tendo como referencial teórico autores cujos estudos focam o curso de Pedagogia e a temática Formação de Professores, especialmente no contexto da inclusão escolar, tendo como foco principal o Estado de São Paulo. Da mesma forma, foram utilizadas para discussão algumas das políticas e diretrizes públicas que têm fundamentado a formação de professores. Ao longo da discussão, foi ressaltado o espaço reservado à Educação Especial na formação docente antes e depois da promulgação da Resolução CNE/CP N° 1/2006 e, ao final, discutida a importância dos conhecimentos sobre Educação Especial nos cursos de formação de professores, apresentando o espaço que esses conhecimentos poderiam ter no momento de sua formação inicial. O ensaio conclui que, apesar do avanço das discussões dessa área do conhecimento, a Educação Especial pode, ainda, conquistar mais espaço no currículo desses cursos, não necessariamente por meio de um aumento do número de disciplinas específicas, mas por meio de conteúdos ou tópicos relacionados ao assunto em outras disciplinas da matriz curricular.
Palavras-chave: formação de professores, educação inclusiva, curso de Pedagogia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.