Políticas de cooperação interinstitucional e seus impactos no desenvolvimento e consolidação da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.4004Resumo
O texto recupera temporalmente os cenários onde se desenharam as políticas de cooperação interinstitucional, abrangendo os contextos nacional, regional e internacional que induziriam desdobramentos no plano institucional e individual e impactariam decisivamente no desenvolvimento institucional per se como no desenvolvimento institucional da pesquisa. É possível afirmar, do ponto de vista comparativo, que as políticas que levariam a um processo de homogeneização do ensino superior podem ter produzido pelo menos cinco tipos diversos de mudanças: mudanças na organização e estruturas institucionais de pesquisa, mudanças na política institucional de pesquisa, mudanças na gestão da pesquisa, mudanças na cultura institucional e individual de produção intelectual. Desde um ponto de vista estritamente da análise da política que incentivou a cooperação interinstitucional, é possível afirmar que as políticas de avaliação articuladas às políticas de cooperação induziram a internacionalização, premiando as articulações de pesquisadores, grupos de pesquisa, laboratórios ou centros de investigação que assinassem convênios e produzissem conjuntamente com seus congêneres internacionais agregando valor à já fomentada política de solidariedade interinstitucional a nível nacional. Os exercícios comparativos, tanto da política de cooperação interinstitucional como da política de avaliação, permitem arguir que grande parte dos desenvolvimentos e avanços institucionais observados geraram distintas formas de institucionalização de mudanças e potencializaram as análises epistemológicas sobre o conhecimento comparativo que estas políticas suscitaram nas últimas quatro décadas.
Palavras-chave: análise de políticas, cooperação interinstitucional, avaliação, internacionalização, educação superior.
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