Novas tecnologias exigem a renovação da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.1629Resumo
A crescente importância da informação e do conhecimento no mundo dos negócios significa que espaços eletrônicos baseados em computador tornar-se-ão espaços centrais na acumulação global de capital e no manejo deste capital. Esses espaços eletrônicos também são espaços onde o conhecimento pode ser criado e acumulado coletivamente, estando os recursos gratuitamente acessíveis. Eles geram um novo contexto de experiência e proveem novos esquemas para perceber o mundo e a nós mesmos. Essas possibilidades mudam as condições para a constituição da subjetividade e para a formação do nosso ser social. A interconexão do desenvolvimento técnico e social afeta a relação básica entre o sujeito e o mundo. E aqui a educação tem a responsabilidade de envolver-se. Com que tipos de sujeitos a educação precisa lidar hoje e que tarefas ela precisa enfrentar com relação a este sujeito? Para encontrar respostas a essas perguntas é preciso olhar para o que significa crescer e viver num mundo digital, usar novas tecnologias, influenciar as mesmas e ser influenciado por elas.
Palavras-chave: novas tecnologias, espaços de aprendizagem, Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.