Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.3244Resumo
O presente artigo tem por pretensão analisar as representações de um projeto diferenciado de educação, de modelo escolar, de professor e aluno presentes no relatório de viagem de Anísio Teixeira, que foi produto de suas observações e estudos nas escolas norteamericanas. Em 1927, quando Anísio ocupava o cargo de diretor geral do ensino público baiano, foi designado pelo governador Francisco Marques de Góes Calmon para ir aos Estados Unidos da América observar os métodos de ensino e as instituições de educação que poderiam vir a ser implantadas de um modo parecido nas escolas da Bahia. Levando em conta o objetivo proposto desse texto, primeiramente procurarei tratar do relatório de Anísio Teixeira destacando os motivos de sua produção, a sua organização, características materiais e as razões de sua circulação. Em seguida, a reflexão volta-se a sua produção escrita, procurando compreender as representações de um modelo educacional considerado ideal, de escola, de professor e aluno que estavam atrelados aos ideais de uma nova educação. Sendo resultado de uma pesquisa, de um trabalho de observação, o relatório foi produzido com uma intencionalidade e para ser publicizado. Anísio pretendia compartilhar experiências, valorizar, afirmar, projetar, difundir iniciativas de um modelo educativo. Ele apresenta transformações educacionais e uma nova cultura escolar compartilhada mundialmente. Traz à tona – mesmo que seja do seu ponto vista – características dos espaços escolares, métodos educativos, programas escolares, formas de ser dos professores e alunos valorizados naquele momento.
Palavras-chave: Anísio Teixeira, relatório de viagem, projeto diferenciado de educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.