Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos

Autores

  • Silmara de Fatima Cardoso Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.3244

Resumo

O presente artigo tem por pretensão analisar as representações de um projeto diferenciado de educação, de modelo escolar, de professor e aluno presentes no relatório de viagem de Anísio Teixeira, que foi produto de suas observações e estudos nas escolas norteamericanas. Em 1927, quando Anísio ocupava o cargo de diretor geral do ensino público baiano, foi designado pelo governador Francisco Marques de Góes Calmon para ir aos Estados Unidos da América observar os métodos de ensino e as instituições de educação que poderiam vir a ser implantadas de um modo parecido nas escolas da Bahia. Levando em conta o objetivo proposto desse texto, primeiramente procurarei tratar do relatório de Anísio Teixeira destacando os motivos de sua produção, a sua organização, características materiais e as razões de sua circulação. Em seguida, a reflexão volta-se a sua produção escrita, procurando compreender as representações de um modelo educacional considerado ideal, de escola, de professor e aluno que estavam atrelados aos ideais de uma nova educação. Sendo resultado de uma pesquisa, de um trabalho de observação, o relatório foi produzido com uma intencionalidade e para ser publicizado. Anísio pretendia compartilhar experiências, valorizar, afirmar, projetar, difundir iniciativas de um modelo educativo. Ele apresenta transformações educacionais e uma nova cultura escolar compartilhada mundialmente. Traz à tona – mesmo que seja do seu ponto vista – características dos espaços escolares, métodos educativos, programas escolares, formas de ser dos professores e alunos valorizados naquele momento.

Palavras-chave: Anísio Teixeira, relatório de viagem, projeto diferenciado de educação.

Biografia do Autor

Silmara de Fatima Cardoso, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo (USP). Linha de Pesquisa: História da Educação e Historiografia. Desenvolve o projeto de pesquisa sob o título: “Circulação de modelos pedagógicos e práticas educativas estrangeiras: experiências de educadores brasileiros no além-mar”, financiado pela FAPESP. Tem experiência na área da educação pública como professora de Educação Básica e Orientadora Educacional.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos