Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura

Autores

  • Cristina Cinto Araujo Pedroso Universidade de São Paulo (USP)
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.1953

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, estabelecem que as instituições de ensino superior devam prever, em sua organização curricular, a formação docente para o atendimento da diversidade, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concomitantemente, a expansão do acesso à escola básica não tem sido acompanhada de investimentos na implementação das mudanças necessárias nas diferentes dimensões: na formação inicial e continuada dos professores, nas políticas, nos currículos, nas condições de trabalho dos profissionais da educação (incluindo carreira e salários), na infraestrutura das escolas e na reorganização das condições de ensino. Mediante essa realidade o presente estudo objetivou analisar a matriz curricular dos cursos de licenciatura de três Universidades Públicas localizadas no interior do Estado de São Paulo, visando identificar a presença, neles, de disciplinas e/ou conteúdos que tratem sobre a Educação Especial e educação inclusiva. O método utilizado foi análise documental. Foram analisadas as ementas, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três universidades públicas estaduais e do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública estadual e de uma federal. De acordo com os resultados, os cursos de licenciatura investigados não mostraram nenhum indicativo de reorganização na direção das políticas de educação inclusiva. Verificou-se que nenhuma ementa apresentou conteúdos sobre Educação Especial; embora a disciplina de Didática, de apenas um dos cursos, tenha indicado como um dos seus objetivos gerais a preparação dos alunos para uma compreensão crítica e contextualizada do papel da escola e do trabalho docente. Concluiu-se que a organização curricular dos cursos de licenciatura não tem garantido os saberes pedagógicos necessários para responder às demandas da escola básica pública, principalmente em relação ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave: cursos de licenciatura, inclusão, formação de professores.

Biografia do Autor

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo (USP)

Faculdade de Filosifia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC).

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

Márcia Duarte, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.

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Publicado

2013-02-27

Edição

Seção

Artigos