A atenção nas malhas dos ininterruptos gozos proporcionados pela indústria cultural

Autores

  • Luciana Azevedo Rodrigues Universidade Federal de Lavras
  • Márcio Norberto Farias Universidade Federal de Lavras
  • Camila Sandim de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.681

Resumo

Ao considerar que a expansão do uso das novas tecnologias no processo educativo ocorre num contexto histórico e social norteado cada vez mais pelo e para o modo de produção de mercadorias, este artigo aborda como a utilização desses aparatos no processo de ensino e aprendizagem vem atuando sobre a capacidade das pessoas de direcionarem e conservarem sua atenção para o que estudam. Ao basear-se na Teoria Crítica da Sociedade, levanta-se a hipótese de que a ligação cada vez mais intensa das pessoas a esses aparatos vem redundando, entre outras coisas, no enfraquecimento da capacidade de direcionar e governar a própria atenção durante um determinado tempo. Nesse sentido, o artigo retoma as explicações de Marx sobre o conceito de mercadoria, relacionando o que ele denominou de Fetichismo com a ideia do Soberano, discutida por La Boétie; aborda como o modo de produção de mercadorias no capitalismo subordina progressivamente a cultura e os espaços de produção autônoma do espírito à lógica da troca, configurando o que Adorno e Horkheimer chamaram de indústria cultural. Partindo da compreensão de que os produtos da indústria cultural exploram a percepção proporcionando vivências sadomasoquistas, obtidas ao custo da imobilização do exercício da representação e do pensamento, o artigo finaliza com apontamentos sobre como essas experiências vêm prejudicando a capacidade das pessoas de dedicarem e dirigirem a sua própria atenção e concentração.

Palavras-chave: Indústria Cultural, atenção, processo educativo, gozos.

Biografia do Autor

Luciana Azevedo Rodrigues, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Docente responsável pela disciplina Filosofia da Educação, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras

Márcio Norberto Farias, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Araraquara, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Docente responsável pela disciplina Fundamentos da Educação Física, no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras

Camila Sandim de Castro, Universidade Federal de Lavras

Bolsista Bic/Fapemig, Licencianda de Educação Física na Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos