Cidadania na escola: limites e possibilidades na prática educativa
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a cidadania se materializa na escola considerando as características curriculares e metodológicas do ensino. Reflete sobre questões conceituais e formas de transposição da cidadania em ambiente escolar situando categorias e dificuldades nas operacionalizações discursivas e metodológicas como partes do processo de aprendizagem cidadã. A investigação abrange também o estudo da cidadania expressa na voz das crianças, frente às ações já desenvolvidas pela escola. Entre os resultados mais significativos dos professores está a dicotomia entre discurso e metodologia oriunda das contradições do sistema escolar. Quanto aos alunos, a falta de saberes sobre o espaço local opõe-se aos objetivos de articulação entre diferentes esferas de interação. além do silenciamento e da dificuldade de operar em grupo. Dos momentos de intervenção, podemse destacar melhoria na participação, maior conhecimento local e indícios importantes de autonomia, prerrogativas importantes à formação pessoal e social do cidadão.
Palavras-chave: cidadania, conhecimento, metodologia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.