O trabalho associado e a produção de saberes: um diálogo com a Associação do Trabalhador Urbano de Recicláveis Orgânicos e Inorgânicos – ATUROI
Resumo
O artigo focaliza os saberes produzidos no trabalho, numa perspectiva associativa. Traz uma abordagem sobre a importância do trabalho e a perda de sua centralidade, assim como sobre a crise ou o término do trabalho assalariado. Apresenta a economia solidária como proposta de inserção social e como espaço de manutenção e constituição de saberes diferenciados. Traz a idéia de um associado protagonista, um sujeito inacabado, que se desenvolve nas práticas diferenciadas de trabalho e de relacionamento, produzindo novos saberes.
Palavras-chave: saberes, trabalho, economia solidária, protagonismo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.