Contribuições da “Pedagogia da Ferramenta” para uma Pedagogia do Trabalho
Resumo
“Pedagogia da ferramenta” compõe o título de uma dissertação que analisou as estratégias utilizadas pelos ferramenteiros de uma indústria metalúrgica para produzir, mobilizar e formalizar saberes tácitos. Este artigo retira dela as estratégias utilizadas pelos ferramenteiros para mobilizar seus saberes e propõe um debate sobre uma Pedagogia do Trabalho que se alicerce na concepção de trabalho como princípio educativo e na concepção de educação como politecnia. A “Pedagogia da ferramenta” contribui para uma Pedagogia do Trabalho na medida em que reitera a dimensão ontológica e epistemológica do trabalho e a presença, no cotidiano dos ferramenteiros, de uma dramática do uso de si para si e para o outro; evidencia a fragilidade das propostas pedagógicas que pretendem antecipar os saberes requeridos nas situações de trabalho e cristalizá-los em listas de conteúdos apriorísticos que não se interrogam a si próprios e a sua articulação com os outros; não nos deixa perder de vista que, por trás de uma aparente fixidez, o dia-a-dia do trabalho é uma infinita produção, formalização e mobilização de múltiplos saberes pelos sujeitos que o protagonizam. Uma Pedagogia do Trabalho fundamentada nestas evidências se beneficiaria de uma dinâmica permanente entre três pólos: o pólo dos saberes organizados e disponíveis, o pólo dos saberes investidos nas atividades de trabalho e o pólo das exigências ético-epistemológicas.
Palavras-chave: pedagogia da ferramenta, pedagogia do trabalho, produção, mobilização e formalização dos saberes no trabalho, saberes tácitos.Downloads
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