Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de elearning para o ensino presencial universitário
Resumo
No quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento1 que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.
Palavras-chave: investigação-desenvolvimento, e-learning, pedagogia universitária.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.