A construção de saberes pedagógicos: docentes do ensino superior e o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA

Autores

  • Marly Therezinha Mallmann

Resumo

O texto apresenta resultados da pesquisa da tese de doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Conhecer e compreender quais saberes pedagógicos professores de nível superior acrescentaram e construíram no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA são o foco principal da tese. Tem como recorte os Saberes Docentes e Tecnologias de Comunicação e Informação. Explora e procura compreender a formação continuada como um locus possível de aprendizagem, partilha e cooperação entre os sujeitos aprendentes. Os autores que embasaram a investigação são Cunha (1990, 1998, 2003, 2004), Santos (1999), Tardif (2000, 2002), Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2002), Fagundes (1999), Lucarelli (2000) Albero (2004). O espaço de discussão e de aprendizagem que fundamentou a pesquisa foi a Comunidade Projetos-Piloto em Ação, onde os professores que aceitaram participar da pesquisa estavam ampliando sua formação docente. Foi feito um estudo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas, narrativas orais e escritas e uma reunião, e os dados foram revisitados, ampliados e discutidos. Dos resultados obtidos, escolho dois aspectos que se complementam na relação da construção de saberes pedagógicos no uso das tecnologias na educação: a constatação de que a capacitação continuada e um processo de troca de experiências se constituíram base relevante na construção dos saberes pedagógicos e de que a lógica de construção do AVA, aliada ao processo de capacitação empreendido provocou uma quebra de paradigma e cultura de ação docente.

Palavras-chave: saberes pedagógicos, tecnologia de comunicação e informação, pedagogia universitária, formação de professores.

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Publicado

2021-06-01

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Seção

Artigos