Desenvolvimento de competências de autocontrolo no estudo acompanhado: uma intervenção na área curricular de Estudo Acompanhado numa turma do 9.º ano

Autores

  • José Antônio Fernandes
  • Maria Palmira Alves
  • Sara Maria Meireles

Resumo

O presente estudo centra-se numa intervenção ao nível do desenvolvimento de competências de autocontrolo, em alunos do 9.º ano, no âmbito do estudo autónomo, e elege como objectivos prioritários: avaliar o impacto da intervenção no autocontrolo e identificar as características das tarefas mais e menos valorizadas pelos alunos. A professora de Estudo Acompanhado administrou a intervenção na sua turma de 9.º ano, ao longo de 10 sessões de 90 minutos cada uma. A intervenção foi avaliada através de dois questionários, um administrado aos alunos e outro aos professores que, na turma, tinham a seu cargo as áreas curriculares disciplinares e de uma entrevista aos alunos. Em termos de resultados, destacam-se ganhos significativos dos alunos em todas as competências de autocontrolo treinadas, sendo preferidas as tarefas realizadas em grupo, os jogos, as que envolviam competição entre os grupos e as de carácter investigativo ou lúdico, em detrimento daquelas em que tinham de fazer muitos registros escritos e das que, no entender dos alunos, eram repetitivas e sem aplicação prática.

Palavras-chave: estudo acompanhado, competências de estudo, autocontrolo, intervenção.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos