Desenvolvimento de competências de autocontrolo no estudo acompanhado: uma intervenção na área curricular de Estudo Acompanhado numa turma do 9.º ano
Resumo
O presente estudo centra-se numa intervenção ao nível do desenvolvimento de competências de autocontrolo, em alunos do 9.º ano, no âmbito do estudo autónomo, e elege como objectivos prioritários: avaliar o impacto da intervenção no autocontrolo e identificar as características das tarefas mais e menos valorizadas pelos alunos. A professora de Estudo Acompanhado administrou a intervenção na sua turma de 9.º ano, ao longo de 10 sessões de 90 minutos cada uma. A intervenção foi avaliada através de dois questionários, um administrado aos alunos e outro aos professores que, na turma, tinham a seu cargo as áreas curriculares disciplinares e de uma entrevista aos alunos. Em termos de resultados, destacam-se ganhos significativos dos alunos em todas as competências de autocontrolo treinadas, sendo preferidas as tarefas realizadas em grupo, os jogos, as que envolviam competição entre os grupos e as de carácter investigativo ou lúdico, em detrimento daquelas em que tinham de fazer muitos registros escritos e das que, no entender dos alunos, eram repetitivas e sem aplicação prática.
Palavras-chave: estudo acompanhado, competências de estudo, autocontrolo, intervenção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.