Educando para a construção do projeto pessoal de formação e profissional – uma experiência de ensino na França

Autores

  • Regina Maria Caruccio Martins

Resumo

O presente artigo corresponde a uma apresentação parcial da problemática desenvolvida na nossa tese de doutorado e pretende, antes de tudo, ser uma reflexão visando a aplicações práticas para uma reforma da universidade, dentro de um contexto de internacionalização do ensino. As orientações trazidas são fundadas em nossas experiências e pesquisas pessoais. A orientação educativa dos estudantes na construção do projeto pessoal de formação e profissional necessita o desenvolvimento de competências específicas dos professores, o que tentaremos desenvolver de maneira sucinta, fornecendo um quadro teórico que possa sobretudo servir de referência à formação do projeto do estudante. As intenções apresentadas podem servir também como uma proposta para a universidade que se encontra confrontada com a profissionalização de suas práticas de ensino e com a formação de professores visando a este objetivo. A questão da reflexão ética na avaliação do projeto será apenas introduzida, pois não constitui a questão central da nossa proposta, sendo assunto de publicação recente. Nosso objetivo é de apresentar nossa experiência na França e de poder colaborar, em nosso nível, para reflexões sobre a inovação do sistema de ensino brasileiro.

Palavras-chave: projeto, formação profissional, ensino superior, reforma, internacionalização.

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