Produzir saberes entre aderência e desaderência
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2009.133.4959Resumo
Este artigo problematiza o conceito de desenvolvimento a partir de uma concepção da vida como negociação permanente entre a obrigação de viver as solicitações e coerções do presente local-espacial e normas antecedentes de diversos tipos instituídas a distância dessas aderências locais. Nesse sentido, propõe uma postura ético-epistemológica que propicie um novo regime de produção de saberes, considerando os saberes e valores produzidos no local pelos atores sociais.
Palavras-chave: desenvolvimento, ergologia, saberes, trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.