Consentimento e uso em Tomás de Aquino: dois preceitos educativos no século XIII
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.495Resumo
O objetivo deste artigo é expor algumas reflexões sobre a Escolástica e o método de ensino desenvolvido na Universidade de Paris do século XIII, destacando as Questões 15 e 16 da parte I-II da Suma Teológica de São Tomás de Aquino (2003). De uma perspectiva que situa o homem, a sociedade e a educação em uma totalidade e apoiando-nos em textos de autores contemporâneos que estudaram a Idade Média e o pensamento tomasiano, procuramos abordar os aspectos essenciais de suas formulações, de forma a contribuir para os estudos em História da Educação.Palavras-chave: História da Educação Medieval, escolástica, Tomás de Aquino.
Downloads
Publicado
2010-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.