Consentimento e uso em Tomás de Aquino: dois preceitos educativos no século XIII

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Rafael Henrique Santin Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.495

Resumo

O objetivo deste artigo é expor algumas reflexões sobre a Escolástica e o método de ensino desenvolvido na Universidade de Paris do século XIII, destacando as Questões 15 e 16 da parte I-II da Suma Teológica de São Tomás de Aquino (2003). De uma perspectiva que situa o homem, a sociedade e a educação em uma totalidade e apoiando-nos em textos de autores contemporâneos que estudaram a Idade Média e o pensamento tomasiano, procuramos abordar os aspectos essenciais de suas formulações, de forma a contribuir para os estudos em História da Educação.

Palavras-chave: História da Educação Medieval, escolástica, Tomás de Aquino.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá
Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário
87020-900, Maringá, PR, Brasil

Rafael Henrique Santin, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá
Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário
87020-900, Maringá, PR, Brasil

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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos