Trabalho docente: buscando novos sentidos a partir de Habermas e Marcuse

Autores

  • Maria Odila Finger Fernandes Lima Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rosa Maria Filippozzi Martini Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.493

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre o trabalho docente, a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas e da arte de Marcuse, como processo emancipatório. Busca-se, assim, vislumbrar os potenciais emancipatórios na razão comunicativa, tendo como cenário principal o trabalho docente, em que os professores, ao se colocarem como falantes, ouvintes e participantes, possam chegar a um consenso acerca de algo do mundo da vida. Do mesmo modo, o intuito é também pensar a forma estética como um meio de emersão de processos emancipatórios, possibilitando o surgimento da subjetividade, uma vez que pode vir à tona a história dos encontros, das paixões, alegrias e tristezas do cotidiano do trabalho docente.

Palavras-chave: estética, trabalho docente, razão comunicativa.

Biografia do Autor

Maria Odila Finger Fernandes Lima, Universidade de Santa Cruz do Sul

Universidade de Santa Cruz do Sul
Av. Independência, 2293, Bl. 53, s. 5349
96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Rosa Maria Filippozzi Martini, Universidade de Santa Cruz do Sul

Universidade de Santa Cruz do Sul
Av. Independência, 2293
Bairro Universitário
96815-900, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Downloads

Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos