A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.491Resumo
No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learning, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learning, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.
Palavras-chave: avaliação, e-learning, ensino a distância, educação de adultos, tutoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.