O pensamento educacional de Santo Tomás de Aquino como consequência de sua teologia e de sua filosofia

Autores

  • Gustavo Araújo Batista Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.490

Resumo

Santo Tomás de Aquino (1224/5-1274) é considerado o mais elevado pensador escolástico. Sua filosofia e sua teologia influenciaram pensadores tanto de orientação cristã como de orientação não cristã. Refletindo sobre as convergências e as divergências entre a razão e a fé, ele considera que a Filosofia e a Teologia têm, portanto, semelhanças e diferenças, uma vez que tomam, respectivamente, tais objetos como matérias fundamentais de estudo. Ao estabelecer os campos comuns e particulares da Filosofia e da Teologia, promove não só a conciliação entre elas, mas, também, uma simbiose, já que tanto a razão quanto a fé procedem da mesma fonte (Deus) e não podem contradizer-se. Orientado por tais considerações, tece uma reflexão de caráter educacional que se consigna em sua obra intitulada Sobre o ensino ou De Magistro (Sobre o mestre).

Palavras-chave: educação, Filosofia, Santo Tomás de Aquino, Teologia.  

Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba
Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e
Extensão - Programa de Mestrado
em Educação
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38055-500, Uberaba, MG, Brasil

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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos