As trilhas da escrita mediando aprendizagens na formação continuada de alfabetizadoras de escola do campo

Autores

  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Elsa Garrido Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.289

Resumo

No Brasil, a universidade exerce importante papel na formação continuada de professores, em vista dos baixos desempenhos de estudantes, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades. Neste texto, discute-se o papel da escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras, apresentando experiência desenvolvida por pesquisa universitária com uma escola do campo do sudoeste do Paraná, Brasil. A formação foi conduzida mediante a realização de registros escritos pelas  professoras e articulada à cultura dos sujeitos. Fundamentaram a experiência e sua análise a teoria enunciativa e histórico-cultural da linguagem e a concepção de escrita como atividade produtora. Tomada como instrumento e objeto de pesquisa, a escrita das professoras revelou-se mobilizadora da transformação de concepções e práticas de alfabetização, destacando-se como potencial para produzir autonomia e implicá-las na constituição de conhecimentos sobre a prática pedagógica. O estudo evidenciou a importância da escrita para a melhoria das práticas das professoras, o desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades do processo de ensino e para a compreensão dos aspectos sociais e políticos que enleiam as práticas escolares.

Palavras-chave: formação de professores, escrita, alfabetização, cultura.

Biografia do Autor

Benedita de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE, Curso de Pedagogia, com atuação em formação de professores, alfabetização, escrita e ensino de Língua Portuguesa. Doutorado em Educação (USP). Mestrado em Educação Escolar (UNESP-FCLCAr). Graduação em Letras (UNESP-FCLCAr).

Elsa Garrido, Universidade de São Paulo - USP

Elsa Garrido – professora livre-docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo – USP, SP. Endereço residencial: Rua São Paulo Antigo, n. 500. São Paulo, SP, CEP: 05684-011. Telefone res. 11-3758-0582

Downloads

Publicado

2011-05-06

Edição

Seção

Artigos