Educação de Surdos: da pedagogia à medicina nas deliberações dos congressos de professores de surdos no final do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.34Palavras-chave:
Educação de surdos, 1900 - Congresso de Paris - Seção de Ouvintes, Medicina, PedagogiaResumo
No final do século XIX aconteceram vários congressos sobre educação de surdos, realizados tanto por professores ouvintes quanto pelos próprios surdos. Observando este cenário, o artigo objetiva mostrar como a medicina vai aos poucos se fundindo com a pedagogia na medida em que há uma compreensão de que uma nova população poderia ser educada e esquadrinhada. Assim, procuramos problematizar como na Seção dos Ouvintes no congresso, realizado em Paris, 1900, há uma valorização da medicina como elemento essencial no processo educacional de surdos, diferentemente dos outros congressos, uma vez que se constitui como uma grande retomada das deliberações de Milão (1880) e marca a agregação da medicina como fundamento determinante para a condução de práticas educacionais dos estudantes surdos. Desde uma abordagem foucaultiana, a partir de um exercício arqueogenealógico, tomamos o documento do congresso como parte de um arquivo maior de fontes do século XIX sobre a educação de surdos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.