Projeto político pedagógico de uma escola paulistana periférica e a promoção de justiça social
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.05Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, justiça social, enfrentamento às desigualdadesResumo
Este artigo teve como proposta dialogar com o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A intenção foi identificar traços de uma proposta educacional, que promova a superação das desigualdades, e colabore para promoção e fortalecimento de uma conjuntura de justiça curricular/social. Um estudo documental, de natureza qualitativa, que se apropria da noção de justiça sistematizada no pensamento da filósofa Nancy Fraser e do sociólogo Boaventura Santos e a confronta com o documento institucional. Consideramos que, enquanto carta de intenção, ao demonstrar vontade de fissurar a monocultura e combater a imposição de um modo universal de constituir a vida, o PPP da unidade em tela tem potencial para fazer emergir práticas pedagógicas em prol das diferenças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.