Pedagogias tradicionais e pedagogias inovadoras: problematizações sobre docência, currículo e conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.35

Palavras-chave:

pedagogias, tradição, inovação

Resumo

Este artigo constitui-se em um ensaio teórico elaborado a partir de duas pesquisas já concluídas que investigaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Neste artigo, são identificadas e analisadas pedagogias tradicionais e pedagogias inovadoras forjadas nos processos de iniciação à docência por um grupo de docentes de escolas públicas do sul do país e por um grupo de estudantes do curso de Pedagogia na mesma região. A partir dessas análises, parte-se para uma problematização dos múltiplos sentidos atribuídos ao termo pedagogia, entendendo que essa profusão de significados opera na constituição de posições de sujeito – docente e estudante – e nos modos como compreendemos o currículo, a docência e o conhecimento escolar. 

 

Biografia do Autor

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É coordenadora do Lola - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq).

Elí Henn Fabris, Unisinos

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordena o GIPEDI - Grupo Interinstitucional em Pedagogias, Docências e Diferenças (Unisinos/PPGEdu/CNPq). 

Downloads

Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Artigos