Desenvolvimento Profissional de Formadores de Futuros Professores em Lesson Study
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.20Resumo
O desenvolvimento do professor universitário tem fomentado pesquisas, cujos resultados evidenciam abordagens diferenciadas, tais como o lesson study, processo centrado na colaboração e reflexão. A pesquisa orientou-se pela questão Quais dinâmicas colaborativas caracterizam a participação-interação de professores universitários (formadores de futuros professores) em lesson study? Foram evidenciadas três dinâmicas colaborativas: comunicação¬ fortalecida pela partilha e diálogo acerca da docência na licenciatura; planejamento realizado em colaboração mediante o estudo das diretrizes da formação de futuros professores e reflexão sobre o ensino nesses cursos; avaliação-perspectivação relativa às contribuições das aprendizagens em Cálculo à formação dos futuros professores de Matemática
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.