A Educação Matemática Realística de Hans Freudenthal como uma proposta de subversão aos resquícios do Movimento da Matemática Moderna no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.18Palavras-chave:
Educação Matemática Realística, Movimento da Matemática Moderna, CurrículoResumo
No presente artigo, pretende-se discutir as críticas de Hans Freudenthal ao Movimento da Matemática Moderna e apresentar os principais elementos apontados pelo autor (e por outros membros do Instituto Freudenthal) para subverter as práticas estruturalistas do ensino de matemática. Este movimento surgiu no final da década de 1950 sob influência de grupos de estudo que discutiam currículo no ensino de matemática, com foco em mudanças apenas nos conteúdos e sem preocupações com algumas questões didáticas. A pesquisa tem como fonte principal os artigos e livros publicados por Hans Freudenthal em língua inglesa, disponíveis a partir de diferentes inventários feitos. Optou-se por trabalhar com a revisão de literatura sistemática, com um corpus constituído sistematicamente. Foi possível observar que as críticas de Freudenthal ao Movimento da Matemática Moderna se dão em como o movimento foi implementado e às premissas (matemáticas e didáticas) assumidas pelos adeptos do movimento.
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