Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens: formação interdisciplinar para os anos escolares iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.27

Palavras-chave:

Formação de professores; Interdisciplinaridade; Anos iniciais escolares.

Resumo

Nesta pesquisa narrativa, tratamos de pesquisa-formação em um curso de Licenciatura Interdisciplinar para docência nos primeiros anos escolares. Objetivamos compreender ações formadoras com vistas ao desenvolvimento dos letramentos científico, matemático, digital e da língua materna em uma perspectiva interdisciplinar. O design de formação pauta-se na tríade: trabalho coletivo/uso de tecnologias digitais/ensino com pesquisa, associada à metodologia da simetria invertida. Para tanto, pautamo-nos em Chassot (2006); Josso (2004); Nóvoa (1992); Tardif (2014); Imbernón (2016); Moraes e Galiazzi (2007) e Clandinin e Connelly (2011). Utilizamos audiogravações, assumindo a Análise Textual Discursiva para tratamento do material empírico. Os resultados revelam integração de conteúdos de variadas disciplinas por meio da pesquisa em aula, em dois níveis dinâmicos de práticas discursivas: o da horizontalidade e o da verticalização dos conteúdos. Para tanto, a parceria docente torna-se fulcral.

Biografia do Autor

France Fraiha-Martins, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias Digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC/IEMCI/UFPA). É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. 

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Curso de Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". Atualmente faz parte do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e é professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição. É pesquisadora na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA (antigo NÚCLEO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO), por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). 

Downloads

Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes