Em busca da interdisciplinaridade na formação do professor de Ciências e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.24

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de ciências, Cursos interdisciplinares

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de construção de um curso de formação de professores de ciências e de matemática com caráter interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido a partir da interpretação de alguns aspectos da história da educação em ciências no Brasil que ainda se manifestam nas práticas pedagógicas e dos contextos político e social nos quais se desenvolveram a experiência de construção do Curso de Ciências – licenciatura da Universidade Federal de São Paulo. A análise aponta que nesse percurso foram enfrentados muitos desafios de ordem conceitual, estrutural e institucional, mas que o resultado (ainda em movimento) foi organização de um curso com bases teóricas híbridas que desenvolve grande variedade de experiências de integração dos campos da ciência e da matemática e promove uma formação interdisciplinar e contextualizada.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes