A noção de infância na Didática Magna de Comenius
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.187Resumo
Resumo_ A noção de infância na Didática Magna de Comenius: Esse artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de um procedimento genealógico fundamentado na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor morávio com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência, eternamente independente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se numa tentativa de des-velar o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da Infância.
Palavras-chave: Infância, Didática Magna, Comenius.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.