A noção de infância na Didática Magna de Comenius

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.187

Resumo

Resumo_ A noção de infância na Didática Magna de Comenius: Esse artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de um procedimento genealógico fundamentado na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor morávio com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência, eternamente independente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se numa tentativa de des-velar  o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da Infância.    

Palavras-chave: Infância, Didática Magna, Comenius.

 

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Pedagogia. Mestre em educação. Doutorando em educação pelo PPGEDU/UFRGS. Integra a linha de pesquisa: Filosofia da Diferença e Educação. Membro do DIF:artistagens, fabulações, variações. Professor da disciplina de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo RS.

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Publicado

2011-05-06

Edição

Seção

Artigos