Do regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.141.149Resumo
Resumo: O estudo histórico empreendido elucida as condições que tornaram possível a emergência da escola no final do século XIX, atentando especificamente para o advento do ensino seriado. O artigo mostra que ao se promover a distribuição dos alunos em classes progressivas com base em critérios etários, instituir um programa de estudos obrigatório, estabelecer o ensino simultâneo, esquadrinhar tempos e espaços escolares, buscaram-se, junto a novas formas de ensinar, modos de governar os sujeitos. Na atualidade, este formato da escolarização em séries sucessivas vem sendo substituído pela ordenação em ciclos e sua conjunção com a progressão continuada: um formato que se proclama novo, mais ajustado às transformações e exigências sociais, mas que sofre críticas da população em geral. O que parece faltar nos discursos contra e a favor dos ciclos ou das séries são as semelhanças entre as duas propostas, uma vez que o foco para as diferenças entre as duas modalidades obscurece suas similitudes.
Palavras-chave: séries, ciclos, progressão continuada.
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