Currículo e competências: a reforma do Ensino Médio e as apropriações pelas escolas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.141.148Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar o modo como as proposições presentes na reforma curricular do Ensino Médio foram apropriadas pelas escolas. Assim, documentos oficiais foram estudados, em especial as Diretrizes e Parâmetros Curriculares para esse nível de ensino. As formulações principais centram-se na relação entre saberes e suas tecnologias e no currículo organizado com base em competências. Além disso, nas escolas de Ensino Médio da cidade de Curitiba (PR), realizou-se uma pesquisa para verificar quais dessas proposições foram tomadas como referências, que mudanças buscaram fazer em resposta a elas e de que forma incorporaram as proposições normativas. Partiu-se da hipótese de que o movimento de apropriação da política curricular oficial não reproduz linearmente as formulações originais. A análise das respostas evidencia distintos processos de incorporação das prescrições normativas. Esses diferentes movimentos de apropriação conferem à reforma curricular um alcance relativo.
Palavras-chave: currículo e competências, Ensino Médio, reforma curricular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.