A Leitura Literária em Programas Federais de Formação de Professores Alfabetizadores do Início do Século XXI (2001-2018)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.05Abstract
Este artigo, resultado de uma pesquisa documental, analisa as concepções de leitura literária referendadas pelos programas (Profa, Pró-Letramento e Pnaic) federais de formação de professores alfabetizadores do início do século XXI em cotejo com o relatório Educação: um tesouro a descobrir. Em diálogo com a teoria bakhtiniana da linguagem, argumenta que ao se conceber a leitura literária de modo reducionista e superficial, chancelada por esses programas internacionais e políticas públicas educacionais, silenciam-se as dimensões estéticas, sócio-históricas e axiológicas, próprias do texto literário. Assim, o aparente modo inofensivo com o qual a leitura literária aparece nesses programas, mesmo que sob o epíteto de contribuição para formação de leitores/as, bem como de rejeição ao analfabetismo, confirmam, paradoxalmente, a palidez da própria refutação e colaboram para consolidar, ainda mais, a precariedade das políticas oficiais de governo para o campo da educação brasileira.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.