Memórias do Mobral Cultural (1973-1985): imagens e vozes do povo sertanejo

Authors

  • Jailson Costa da Silva Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.02

Abstract

O artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, que integra o Núcleo de memória da educação de jovens e adultos, realizada no período de 2014 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações culturais desenvolvidas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008), Bosi (1994) e Portelli (2010), privilegiou como fontes as entrevistas e também a fotografia, Cartier-Bresson (1971), Guran (2011), Leite (1993) e Mauad (2010). O texto tem como objetivo, apresentar os sentidos das práticas culturais das classes populares, com ênfase nos sertanejos, levando em consideração as representações dessas práticas no cotidiano desses sujeitos, no contexto histórico marcado pelo controle social. As imagens e vozes que foram utilizadas como fontes, constituíram narrativas que demonstram como os sertanejos recriaram sentidos em suas culturas, segundo suas possibilidades de atuação no mundo, fazendo-se sujeitos a partir das experiências vividas.

Author Biography

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Professor do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Piranhas), área: Formação de Professores. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela UFAL (2013). Especialista em Inspeção e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de jovens e Adultos, com atuação na formação de Educadores do PROJOVEM Urbano. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq), Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA/UFAL/CNPq), membro do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos (ProPEd/UERJ/CNPq). Tem experiência docente na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental I e II e na Formação Docente em nível superior, como professor substituto do Centro de Educação (CEDU - UFAL - 2016-2017), com atuação na área de didática e práticas de ensino. Desenvolve pesquisas no campo da História e Política, sob os enfoques da História Oral e Memória.

Published

2021-03-12

Issue

Section

Articles