Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18205Abstract
O artigo, discute os modelos de EaD e, a partir do parecer CNE/CES No: 462/2017 e da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal, considerando o princípio da simetria ou da ontologia plana, proposta por Latour. O objetivo principal consiste em compreender como a cultura híbrida e multimodal pode contribuir para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade. Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.