Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal

Authors

  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • José António Moreira Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18205

Abstract

O artigo, discute os modelos de EaD e, a partir do parecer CNE/CES No: 462/2017 e da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal, considerando o princípio da simetria ou da ontologia plana, proposta por Latour. O objetivo principal consiste em compreender como a cultura híbrida e multimodal pode contribuir para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade.  Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.

Author Biographies

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Avaliadora ad-hoc da CAPES, CNPq e FAPERGS. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.  Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES). É líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq, desde 2004.

José António Moreira, Universidade Aberta de Portugal

É doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta.

Published

2019-12-10

Issue

Section

Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais