APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação

Authors

  • Simone Lucena Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Edméa Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18162

Abstract

Na contemporaneidade, com a disseminação do digital em rede que saberes os pesquisadores em formação mobilizam ao produzirem seus diários de pesquisa online utilizando as tecnologias digitais móveis? Para responder esta questão realizamos uma etnopesquisa com alguns pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) que imersos na cibercultura produzem app-diários com diferentes interfaces. O referencial teórico da pesquisa teve como base os estudos da cibercultura e multirreferencialidade. Como achados da pesquisa observamos que na atual sociedade em que as tecnologias digitais móveis, principalmente os smartphones, encontra-se disseminados entre pesquisadores/praticantes culturais imersos na cibercultura, não é mais possível produzir diários de pesquisa distanciados do espaçotempo da investigação, pois estas tecnologias possibilitam a produção de narrativas multimodais que (re)mixam textos, áudios, vídeos, fotografias, e geolocalização em tempo real

Author Biographies

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-doutora em Educação. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas".

Published

2019-12-10

Issue

Section

Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais