Intercultura e linguagem: perspectivas híbridas-digitais para o ensino das línguas

Authors

  • Gaia Moretti LUMSA Libera Università Maria Ss. Assunta

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18152

Abstract

A cultura híbrida-digital é uma realidade, o alvo no qual a geração Y está crescendo, e pelo qual os assim-ditos Millenials estão saindo, para chegar a vivenciar uma cultura completamente digital. O que é realidade, ao mesmo tempo, é uma multiculturalidade difusa, um relacionamento com outras culturas que começa desde os primeiros anos da escola, e paralelamente, um pedido de conhecimento de diferentes línguas para viver, trabalhar, vivenciar lugares diferentes, sem mais a certeza de ter um lugar de vida e trabalho fixo e sem mudança.

Por um lado, tudo isso é a evolução natural do sistema socio-economico mundial, pelo outro, representa uma necessidade de um lugar de vida globalizado e complexo. De qualquer forma, precisamos de ferramentas integradas e híbridas, de acordo com a natureza mesma da evolução do cenário socio- economico, para que as diferentes gerações possam ser suportadas na aprendizagem continuativa, especialmente no que se refere à aprendizagem das línguas.

Ambientes e processos híbridos-digitais podem não apenas ajudar no desenvolvimento das competências linguisticas, mas sim possibilitar diferentes caminhos de educação e ensino das línguas em vários niveis. Neste breve ensaio, iremos mostrar alguns exemplos de processos de educação, ensino e aprendizagem das línguas, por meio de ferramentas híbridas e digitais.


Author Biography

Gaia Moretti, LUMSA Libera Università Maria Ss. Assunta

Professora horista de Comunicação Intercultural - Departamento de Ciencias POliticas, Economicas e das Linguas Modernas

Published

2019-12-10

Issue

Section

Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais