Intercultura e linguagem: perspectivas híbridas-digitais para o ensino das línguas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18152Abstract
A cultura híbrida-digital é uma realidade, o alvo no qual a geração Y está crescendo, e pelo qual os assim-ditos Millenials estão saindo, para chegar a vivenciar uma cultura completamente digital. O que é realidade, ao mesmo tempo, é uma multiculturalidade difusa, um relacionamento com outras culturas que começa desde os primeiros anos da escola, e paralelamente, um pedido de conhecimento de diferentes línguas para viver, trabalhar, vivenciar lugares diferentes, sem mais a certeza de ter um lugar de vida e trabalho fixo e sem mudança.
Por um lado, tudo isso é a evolução natural do sistema socio-economico mundial, pelo outro, representa uma necessidade de um lugar de vida globalizado e complexo. De qualquer forma, precisamos de ferramentas integradas e híbridas, de acordo com a natureza mesma da evolução do cenário socio- economico, para que as diferentes gerações possam ser suportadas na aprendizagem continuativa, especialmente no que se refere à aprendizagem das línguas.
Ambientes e processos híbridos-digitais podem não apenas ajudar no desenvolvimento das competências linguisticas, mas sim possibilitar diferentes caminhos de educação e ensino das línguas em vários niveis. Neste breve ensaio, iremos mostrar alguns exemplos de processos de educação, ensino e aprendizagem das línguas, por meio de ferramentas híbridas e digitais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.