Questioning “Every form of love”: The visibility of minority groups in the advertisement of O Boticário

Authors

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Amorim Accorsi Universidade Estadual de Maringá UEM
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.10619

Abstract

Advertisement that invites to consumption has the same function as a cultural pedagogy and reinforces specific values and knowledge, among them, the idea of romantic love and the supposed supremacy of heterosexuality. In this article, we examined the Valentines’s Day Campaign, of 2015, of the brand O Boticário, from the perspective of Cultural Studies, Visual Culture, and Gender Studies and we wonder: what representations does O Boticário emit regarding homosexuality relationships? We verified that the advertisement associates romance and homosexuality, as well as provides a happy ending as something democratic, in which people of different sexualities enjoy their products and are not linked to the idea of deflection or disease.

Keywords: cultural studies, cultural pedagogies, homosexuality.

Author Biographies

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

João Paulo Baliscei é Mestre em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. Rua Quintino Bocaiuva, 935 apto 502, Universidade Estadual de Maringá (UEM), vjbaliste@gmail.com.

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Estadual de Maringá UEM

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior do Paraná. Acadêmica da graduação em Pedagogia, da UEM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em psicopedagogia, aprendizagem e cultura (GEPAC), da UEM. Atua na coordenação do curso de Jornalismo e como professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma). Membro e orientadora de iniciação científica, do Grupo de Pesquisa em Formação da Consciência Ecológica em uma perspectiva multidisciplinar (Unifamma). Membro e orientadora de iniciação científica, do Grupo de Pesquisa Gênero, publicidade e cultura: um olhar sobre produções na web (Unifamma). Compõe o Conselho Editorial da Revista Urutágua, da UEM. Pesquisa a relação entre mídia, gênero e educação sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalhou com mídia-educação e jornalismo no programa O Diário na Escola, do jornal O Diário do Norte do Paraná. Foi professora do curso de Pedagogia na Faculdade Astorga (FAAST), responsável pelos componentes curriculares de Metodologia de Pesquisa e Educação e Tecnologia. Foi professora de Marketing na Unifamma ministrando o componente curricular de Comunicação Empresarial.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

É bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) ? UNESP. Marília, SP. É licenciada em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996). É mestre (1995) e doutora em Educação (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ?UNESP, Marília, São Paulo. Foi pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília 2009-2010. É professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Trabalha na área de Educação na linha de pesquisa Educação, Mídia e Estudos Culturais. Website: www.nt5.net.br

Published

2017-01-05