Formação para a cooperação em trajetórias de vida e trabalho
Resumo
O artigo refere-se a uma reflexão acerca de saberes de cooperação, desenvolvidos ao longo da vida e do trabalho, de pessoas de uma cooperativa de calçados da região do Vale do Rio dos Sinos, RS. A reflexão tem como base resultados parciais de uma pesquisa de natureza qualitativa intitulada “Saberes do trabalho cooperativo e trabalho cooperativo do saber”. As reflexões a respeito de experiências de vida e formação desenvolvidas por Josso (1999, 2004) e as reflexões de Fischer (2003, 2004) a respeito de experiência e sistematização da experiência e, ainda, as desenvolvidas por Santos (2003) sobre produção e legitimação de saberes constituem-se no referencial teórico utilizado. Nas histórias de vida dos entrevistados, as vivências de trabalho no campo, na ação sindical e na própria cooperativa foram, e são, fundamentais para a constituição de seus saberes de cooperação. Tais saberes têm sido produzidos no cotidiano, em que a observação da prática do e da outro (a) e a sua própria constituem-se no modo de aprendizagem central. Reconhecem também a importância das atividades de formação oferecidas por sindicatos e por uma escola de trabalhadores para a sua atuação em atividades de trabalho cooperativo. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa permitiram o acontecer da tomada de consciência dessa formação, a partir das vivências, na e para a cooperação. Os pesquisados puderam realizar o que Josso (1999, 2004) indica como transação de vivências para experiências formadoras. A pesquisa contou com o apoio do CNPq.
Palavras-chave: saberes de cooperação, trabalho, pesquisa-formação, experiência, sistematização.Downloads
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