“A alma do Brasil reside na diversidade”: uma análise da vontade de recomposição da diferença, do coletivo e a educação no cenário brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.08

Keywords:

Discourse, Education, Governmentality

Abstract

The aim of this research is to analyze the brazilian political scenario in order to provide indicators for thinking about Education. Specifically, the study seeks to comprehend the current Brazilian government's willing regarding social and educational aspects, considering the issues that involve difference and the collective. The analysis focuses on President Lula's speech on January 1st, 2023, the occasion of his inauguration. As an analytical tool, the concept of discourse and governmentality is employed from a Foucauldian perspective. Among the results, a convergence of two strategies is highlighted: the affirmation of the presence of groups that were being excluded from the brazilian context, and the proposition of actions aimed at reconstructing the sense of the collective, also invoking education. There is a government intention to rebuild a discursive order, now based on the collective and difference, indicating educational actions and counter-conducts in relation to the ways of life within a neoliberal context.

Author Biographies

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGEDU/UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas . Pós-graduação em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID/UFRGS. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena. É professora Adjunta na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), atuando na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, em específico no rol dos Estudos Foucaultianos, trabalhando com Políticas de Inclusão, Currículo, Docência e Formação de Professores. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (líder) (GEDAEF/UFRGS/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (líder) (GPCC/UFRGS/CNPq). É atual coordenadora do GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Coordenadora  dos cursos de Educação Física da UFRGS.

Sandro Faccin Bortolazzo, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), na linha de pesquisa Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras.Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Estudos Culturais em Educação". Pesquisa de Pós-Doutorado no Exterior (Bolsista CAPES) concluída na Western Sydney University (WSU) - Institute for Culture and Society (ICS)/ Austrália.Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Orientação Educacional pelaFaculdade Dynamus (FADYC).Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e em Letras/Inglês pelo Centro Universitário ETEP.Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Interesses de pesquisa abrangem as seguintes temáticas: pedagogia; pedagogias culturais; pedagogias digitais; geração digital; cultura digital; mídias digitais; educação e tecnologias; educação e suas interfaces com aplicativos digitais; psicologia e sociologia da educação; currículo e didática na era digital; estudos culturais e educação; estudos foucaultianos, dentre outros.

Published

2025-03-11

Issue

Section

Articles