Vida (im)possíveis entre o clínico e o pedagógico: 60 anos de o Nascimento da Clínica de Michel Foucault
Apresentação do dossiê temático
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.40Keywords:
O nascimento da clínica, Michel Foucault, Educação, Normalização, InclusãoAbstract
O marcador analítico deste dossiê perpassa a relação do clínico com o pedagógico na medida em que o avanço do “olhar médico” tem colonizado vidas de modo precoce e determinado experiências pedagógicas pautadas pela normalidade clinicamente definida. Daí, cumpre-nos indagar: por que as verdades clínicas são desejadas para a educação? Como se atualiza o “olhar médico” nas formas de constituição dos sujeitos, principalmente daqueles cuja forma de vida se confrontam com a normalidade instituída? Que vidas (im)possíveis estariam nas franjas relacionais da clínica e da pedagogia, de modo específico, e que consequências analíticas poderiam ser eivadas, de modo geral, para a educação?
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.