Análise das interações e argumentos falados elaborados por estudantes do ensino superior a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.03

Keywords:

Argumentation;, Interactions;, Education.

Abstract

This article aims to contribute to the deepening of the discussion on interactions and arguments around the following issue: Can students, from the interactions in class, develop quality arguments? In this qualitative research, we resort of field research to develop arguments through interactions in an expository and dialogued class in an Information Systems course. The structural analysis of the students' arguments was based on Toulmin's Argumentative Pattern (2006) and content analysis proposed by Bardin (2016). The results show that the most elaborate interactions happened in greater numbers, but what predominated in their speeches were the simple arguments, followed by the incomplete and complex ones and that the students satisfactorily engaged in the class and succeed, through interactions, support your arguments and build good quality arguments.

Author Biographies

Milena Silveira Resende, Universidade Federal de Jataí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí, linha de pesquisa: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem. Graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Mineiros (2001). Realizou Especialização em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e Especialização em Gestão e Docência Universitária (2020). É docente efetiva no curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Língua Inglesa Instrumental.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí

Doutor (2012) e Mestre (2007) em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor associado da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de graduação em Química, no Mestrado em Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Published

2025-03-11

Issue

Section

Articles