As migrações e a necessidade de uma educação para a cidadania global

Authors

  • Abdeljalil Akkari Universidade de Genebra
  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.22

Keywords:

Educação intercultural, Migrações, Cidadania Global

Abstract

Neste artigo, abordamos os fluxos migratórios e seus impactos sobre os sistemas educacionais dos países que acolhem imigrantes, com destaque para o Brasil. Partimos do seguinte problema: Como acolher e incluir, de forma significativa, no sistema educacional, alunos de diferentes nacionalidades, idiomas e culturas? Fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, ancorada no método analítico. Na primeira parte, apresentamos os reflexos das migrações como fenômenos históricos e a presença de alunos de diferentes nacionalidades na educação básica brasileira. Na segunda parte, apontamos a Educação para a Cidadania Global (ECG) como uma proposta potente de acolhida aos alunos provenientes de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Entendemos que para lograr êxito, a ECG deve vir acompanhada do processo de descolonização dos currículos. Por fim, apontamos que através da ECG e da descolonização dos currículos seria possível oferecer uma educação de qualidade socioeducacional. 

Author Biography

Abdeljalil Akkari, Universidade de Genebra

Pós-doutor pela Universidade de Baltimore (Estados Unidos). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça). Mestre em Educação pela Universidade de Lyon II (França), licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Lyon II (França). É Professor Ordinário (Titular) da Universidade de Genebra (Suíça), onde coordena a linha de pesquisa Dimensões Internacionais da Educação. Já atuou nas universidades de Freiburg (Suíça) e em Maryland (E.U.A.). Foi Pró-Reitor de Pesquisa da Haute Ecole Pédagogique Berne-Jura-Neuchâtel (Suíça). Seus principais trabalhos de pesquisas são relativos à educação intercultural, a análise das desigualdades educativas e a internacionalização da política educacional. Atualmente trabalha em uma pesquisa comparativa e internacional sobre o tema "Educação, escolarização e identidades nos contextos multiculturais".

Published

2023-08-11

Issue

Section

Articles