As migrações e a necessidade de uma educação para a cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.22Keywords:
Educação intercultural, Migrações, Cidadania GlobalAbstract
Neste artigo, abordamos os fluxos migratórios e seus impactos sobre os sistemas educacionais dos países que acolhem imigrantes, com destaque para o Brasil. Partimos do seguinte problema: Como acolher e incluir, de forma significativa, no sistema educacional, alunos de diferentes nacionalidades, idiomas e culturas? Fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, ancorada no método analítico. Na primeira parte, apresentamos os reflexos das migrações como fenômenos históricos e a presença de alunos de diferentes nacionalidades na educação básica brasileira. Na segunda parte, apontamos a Educação para a Cidadania Global (ECG) como uma proposta potente de acolhida aos alunos provenientes de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Entendemos que para lograr êxito, a ECG deve vir acompanhada do processo de descolonização dos currículos. Por fim, apontamos que através da ECG e da descolonização dos currículos seria possível oferecer uma educação de qualidade socioeducacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.