Educação e formação ética: fundamentos e novos desafios diante do cenário multissignificativo da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.18Keywords:
educação; ética; formação.Abstract
Este estudo trata de compreender as diferentes concepções fundantes da educação como processos de formação ética e as suas contribuições na elaboração de uma proposta renovada de formação humana capaz de fazer frente aos movimentos estruturais antagônicos de transição da modernidade para a pós-modernidade, forjando perspectivas de impulso e orientação para um caminhar de conciliação, autoconsciente e sempre revisitado entre o universalismo transcendental e a acintosa crítica da inviabilidade de qualquer alcance construtivo da racionalidade. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, e elucida as possibilidades de pensar a educação do contexto atual. Delineia-se resultados de uma reflexão que, baseada na ética, propõe uma pedagogia humanizadora que confere dignidade aos sujeitos e favorece a construção de princípios e o cultivo de valores que desencadeiam outras compreensões promotoras de movimentos de superação de modelos individualistas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.