Processos educativos “formais”, “não formais” e “informais” e suas relações com os diferentes contextos educacionais: uma discussão necessária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.40

Keywords:

Contexto educacional escolar, Contexto educacional não escolar, Educação não formal

Abstract

No presente artigo trazemos uma revisão da literatura nacional e internacional a respeito da caracterização de processos educativos enquanto “formais”, “não formais” e “informais”, e suas possíveis relações com os contextos educacionais escolares e não escolares. Embora o emprego desses termos seja bastante utilizado na literatura, evidenciamos que suas definições apresentam fronteiras tênues, principalmente em relação aos processos educativos caracterizados enquanto “não formais”, cuja caracterização é controversa. Nesse sentido, apresentamos a possibilidade de utilização do descritor “contexto educacional” para a melhor definição dos espaços e público-alvo nos estudos em educação. Longe de resolver a questão conceitual que permeia a temática, a revisão se faz necessária para aprimorar a caracterização de estudos de processos educativos e propor ações direcionadas, tanto no que concerne ao público-alvo como no espaço e atuação do educador, resultantes do processo de reflexão/considerações do trabalho de pesquisa educacional.

Author Biographies

Daniela Bertolucci Campos, Unesp

Doutora em Educação (Unesp)

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Unesp

Livre Docência em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências –UNESP e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Published

2022-10-21

Issue

Section

Articles