Processos educativos “formais”, “não formais” e “informais” e suas relações com os diferentes contextos educacionais: uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.40Keywords:
Contexto educacional escolar, Contexto educacional não escolar, Educação não formalAbstract
No presente artigo trazemos uma revisão da literatura nacional e internacional a respeito da caracterização de processos educativos enquanto “formais”, “não formais” e “informais”, e suas possíveis relações com os contextos educacionais escolares e não escolares. Embora o emprego desses termos seja bastante utilizado na literatura, evidenciamos que suas definições apresentam fronteiras tênues, principalmente em relação aos processos educativos caracterizados enquanto “não formais”, cuja caracterização é controversa. Nesse sentido, apresentamos a possibilidade de utilização do descritor “contexto educacional” para a melhor definição dos espaços e público-alvo nos estudos em educação. Longe de resolver a questão conceitual que permeia a temática, a revisão se faz necessária para aprimorar a caracterização de estudos de processos educativos e propor ações direcionadas, tanto no que concerne ao público-alvo como no espaço e atuação do educador, resultantes do processo de reflexão/considerações do trabalho de pesquisa educacional.
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