Professores iniciantes e professores ingressantes: demandas formativas dos inscritos em um programa híbrido de mentoria

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.04

Keywords:

Induction Program; Early career; Basic Education

Abstract

O artigo analisa resultados de uma pesquisa-intervenção que estuda as contribuições e os limites de um Programa Híbrido de Mentoria (PHM) para o desenvolvimento profissional de professores experientes e iniciantes. Elege como foco de análise as demandas formativas dos 199 professores iniciantes e ingressantes que se inscreveram no PHM entre 2018-2020. Tem como aportes teóricos: Reali, Tancredi e Mizukami (2008; 2010), Cruz, Farias e Habold (2020), Garcia (1999), Vaughan, Cleveland-Innes e Garrison (2013). Os achados revelaram que as demandas formativas se aproximam, com forte ênfase na sala de aula, às práticas pedagógicas e à troca de experiências. Porém, para os iniciantes estão mais diretamente atreladas ao contexto da sala de aula, ao aprender como ensinar, ao saber relacionar teoria e prática, ao conteúdo específico, enquanto para os ingressantes estão direcionadas ao aprimoramento profissional, aos aspectos mais avançados da carreira, que não dizem respeito apenas à sala de aula.

Author Biographies

Renata Portela Rinaldi, Unesp, Presidente Prudente / Departamento de Educação

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente, Departamento de Educação. São Paulo, Brasil. Livre docente em Didática e Tecnologias digitais. Doutora em Educação.

Janailza Moura de Sousa Barros, Universidade Federal de São Carlos / Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestra em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos,  São Carlos, SP, Brasil.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências Humanas (CECH), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. São Carlos, SP, Brasil, Doutora em Psicologia.

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências Humanas (CECH), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. São Carlos, SP, Brasil, Doutora em Educação

Published

2021-12-27

Issue

Section

Articles