Internationalization of Higher Education:

an invitation to read Jane Knight

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.19

Keywords:

Review, Internacionalization, Higher Education, Jane Knight

Abstract

Internationalization is a subject that has been gaining more and more space in the discussions on higher education. This review is an invitation to read “Internationalization of higher education: concepts, trends and challenges”, the first work by Jane Knight published in Portuguese. The publication is the result of a partnership between the author and the Center for International Studies in Education, linked to the Unisinos Graduate Program in Education. Jane Knight is a professor and researcher at the Ontario Institute for Studies in Education (OISE-University of Toronto) and has dedicated her career to understanding and qualifying the discussions related to the Internationalization of Education, being one of the first authors to define this concept theoretically.

Author Biographies

Suiane Costa Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação. Professora de Metodologia do Ensino de Química da UFC/UAB, Professora de Química da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, atuando no Núcleo de Tecnologia Educacional como Técnica em Formação Docente da CREDE 1. Coordenação e tutoria do Curso de Formação de Ciências da Natureza, Formadora Regional do Curso Competências Digitais para a Docência e do Programa MAIS PAIC Ciências da Crede 1/SEDUC.

Carolina Schenatto da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CNPq e mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), com bolsa CAPES. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem interesse pelos seguintes temas: estudos de(s)coloniais, interculturalidade, cidadania, migrações e pensamento pedagógico latino-americano. Integra o Grupo de Pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania e o Grupo de Pesquisa em Educação Interultural.

José de Caldas Simões Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA em 2019. Técnico em Auxiliar de Fiscalização Ambiental pelo Instituto Tecnológico Brasileiro em 2017. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2015, Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí em 2014, Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos em 2013. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2012. Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO desde 2016. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Lazer e Sociedade; Pedagogia do Esporte; Formação de Professores; Gestão de Lazer e Meio Ambiente e Corpo, Sexo e Gênero na Educação Física.

Published

2021-07-21

Issue

Section

Book reviews