Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.37Abstract
O presente texto tematiza a noção de pesquisaformação como modo de viver-pesquisar-narrar-formar que emerge na interface entre as pesquisas narrativas (auto)biográficas em educação, as pesquisas nosdoscom os cotidianos escolares e as concepções-ações de formação humana. Defende a indissociabilidade entre a produção do conhecimento científico e os movimentos de (trans)formação que atravessam os envolvidos na pesquisa. Inicialmente retomamos sentidos da expressão pesquisa-formação, no contexto da corrente das Histórias de Vida em Formação, contextualizamos os desafios da formação e os movimentos vividos no Brasil. A seguir, partilhamos a forma como essa abordagem vem sendo permanentemente reinventada em três grupos de pesquisa apontando para a dimensão instituinte da pesquisaformação, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a inexistência de protocolos fechados, em uma sempre nova aventura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.