Educação escolar munduruku e a produção do currículo de linguagens: ideias preliminares para a construção de um currículo emancipador

Authors

  • Ytanaje Coelho Cardoso Universidade Federal do Amazonas
  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas
  • Amanda Ramos Mustafa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.05

Abstract

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre a educação escolar munduruku e a produção do currículo de linguagens. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental. Os documentos analisados foram: o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, aldeia Kwatá, município de Borba; as Matrizes Curriculares Interculturais de Referência para o Ensino Fundamental e Ensino Médio (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A perspectiva teórica central está assentada na ideia de conhecimento-emancipação, de Boaventura de Souza Santos (2006), amparada pelos estudos do currículo de Tomaz Tadeu da Silva (2005). Os resultados apontam que um currículo escolar indígena emancipador implica a adoção de conteúdos da realidade do próprio povo indígena e a doção da experiência do pensamento ocidental inscrito nos documentos oficiais que orientam a educação escolar, como um todo, e a educação escolar indígena.

Author Biographies

Ytanaje Coelho Cardoso, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação (2019-2023), pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Letras e Artes (2015-2017), pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduação em Letras - Língua Portuguesa (2011-2014), pela Universidade do Estado do Amazonas. Integra o Núcleo de Estudos de Linguagens na Amazônia (UFAM) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia (UEA). Possui experiência em Linguística, com ênfase na área de Línguas Indígenas, especificamente a língua munduruku. Também atua na linha da Etnolinguística e Análise de Discurso. Professor efetivo da rede pública estadual de ensino.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana.

Amanda Ramos Mustafa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação - UFAM; Mestre em Letras e Artes com ênfase em Linguagem, Discurso e Práticas Sociais - Uea; Especialização em Docência no Ensino Superior pela Barão de Mauá (2015); Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pelo Centro Universitário do Norte (2012); Desenvolve estudos nas áreas da Linguística, Sociolinguística, Língua Inglesa e Línguas e culturas indígenas. Foi membro do Grupo de Pesquisa Educação Escolar Indígena e estudos linguísticos na Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve projetos voltados ao ensino e aprendizagem da língua inglesa por meio das novas tecnologias digitais no Ensino Médio na Seduc - AM. Atualmente é professora efetiva de inglês na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. (Seduc-AM). Tem experiência na área de Educação no Ensino Infantil (Idiomas); Ensino Fundamental; Médio e Superior (graduação - Uea) em disciplinas de Língua Inglesa, Línguística e Produção Textual.

Published

2021-12-27

Issue

Section

Articles