Educação escolar munduruku e a produção do currículo de linguagens: ideias preliminares para a construção de um currículo emancipador
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.05Abstract
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre a educação escolar munduruku e a produção do currículo de linguagens. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental. Os documentos analisados foram: o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, aldeia Kwatá, município de Borba; as Matrizes Curriculares Interculturais de Referência para o Ensino Fundamental e Ensino Médio (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A perspectiva teórica central está assentada na ideia de conhecimento-emancipação, de Boaventura de Souza Santos (2006), amparada pelos estudos do currículo de Tomaz Tadeu da Silva (2005). Os resultados apontam que um currículo escolar indígena emancipador implica a adoção de conteúdos da realidade do próprio povo indígena e a doção da experiência do pensamento ocidental inscrito nos documentos oficiais que orientam a educação escolar, como um todo, e a educação escolar indígena.Downloads
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2021-12-27
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